IoT – Internet das coisas: Entenda esta revolução

,

Share!

Com o passar do tempo, surgem novas invenções baseadas neste conceito, uma das vantagens desta revolução é a coleta de dados para fins de Marketing, graças a IoT é possível mensurar dados e estudar o consumidor com mais eficiência e não apenas a partir de especulações.

Com o objetivo de tornar online itens usados no dia a dia, a “Internet das Coisas” (também conhecida como “IoT”) é uma revolução tecnológica que vem evoluindo cada dia mais. Com ela, meios de transporte e até roupas são capazes de se conectar a rede mundial de computadores, enviando e recebendo informações instantaneamente.



Para o professor Eduardo Magrani, “De maneira geral, pode ser entendido como um ambiente de objetos físicos interconectados com a internet por meio de sensores pequenos e embutidos”.

A partir deste conceito, os produtos são criados para dar suporte aos usuários em tempo real. Com a IoT o usuário pode controlar sua geladeira a partir do seu celular, ou até mesmo saber quantos passos deu até o trabalho, visto que o produto está conectado a internet e colhetando dados para uma análise posterior. Outro exemplo do fenômeno IoT na elaboração de novos produtos, é a evolução do telefone, no início ele foi projetado para aproximar pessoas a partir das linhas telefônicas e hoje, é capaz de armazenar aplicativos, conectar-se a internet entre outras dezenas de funções.

Com o passar do tempo, surgem novas invenções baseadas neste conceito, uma das vantagens desta revolução é a coleta de dados para fins de Marketing, graças a IoT é possível mensurar dados e estudar o consumidor com mais eficiência e não apenas a partir de especulações. Por outro lado, o profissional de Comunicação deve estar sempre atualizado as novidades baseadas neste conceito, adaptando suas ações a novos formatos e otimizando sua narrativa para os novos públicos.