Afinal, de onde veio a Internet? Conheça a sua origem!

Share!

No final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, surgiu, a partir de uma pesquisa militar, um projeto que tinha por ideia inicial conectar centros universitários de pesquisa americanos, com a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Pentágono.

O projeto cresceu exponencialmente e hoje, possibilita que o mundo inteiro troque informações relevantes (ou não) a partir de uma única ferramenta, a Internet. Só no início do século XXI, o número de usuários em todo o mundo subiu de 350 milhões para 750 milhões e hoje, estima-se, que até 2025, 8 bilhões de pessoas estarão conectadas, isso significa que a maioria da população na terra terão acesso a esta tecnologia.

“Como a internet tornou-se a principal difusora de cultura e conhecimento no mundo, disponibilizar o seu acesso a todas as comunidades do planeta, principalmente as mais carentes, possibilita e auxilia o desenvolvimento social de maneira rápida, eficiente e, de certa forma, barata.” (VIEIRA,2007, p.31).





A evolução da internet, possibilitou que muitas ferramentas tradicionais de Marketing fossem aplicadas neste meio de comunicação. Grandes empresas descobriram o potencial de crescimento desta ferramenta e começaram a migrar para o ambiente digital.

Esta evolução aconteceu não só no ambiente corporativo, mas também em aspectos sociais. Com a popularização da internet, a America Online (AOL), em 1985, criou um sistema, até então inovador, que possibilitava que usuários criassem perfis e participassem de comunidades online, dando início ao que mais tarde se tornaria o famoso modelo de Mídia Social que conhecemos hoje.